Lenda urbana: O demônio "Charlie Charlie"
Mas quem seria esse tal Charlie? Segundo tradições mexicanas, Charlie seria um ajudeante do diabo que se manifesta quando é invocado. Para isso é preciso montar um ritual: formar uma cruz de lápis em cima de um papel com as palavras "sim" e "não" escrita nos quadrados formados por eles. Uma pessoa então deverá invocá-lo dizendo: "Charlie Charlie, você está aí?"; se um dos lápis se mover para o "sim", o espírito de Charlie estará presente.
A "brincadeira" explodiu na internet agora em 2015, mas não se sabe exatamente quando ela surgiu., nem mesmo como Charlie se tornou algo tão específico como o demônio mexicano. Em 2008, um usuário chamado twilightfan postou no site YourGhostStories.com uma história mostrando como uma brincadeira com lápis podia se conectar a "um fantasma chamado Charlie que morreu de abuso infantil". Usuários fazem perguntas no Yahoo Respostas sobre o jogo dos lápis de Charlie desde 2010.
A BBC investigou sobre a origem do Desafio Charlie Charlie e chegou a conclusão que ele não é baseado nas tradições mexicanas. "Não existe nenhum demônio chamado Charlie no México". "Lendas mexicanas são geralmente originadas da história Asteca e Maia, ou de muitas das crenças que começaram a circular durante a colonização espanhola da América. Você sempre encontra deuses com nomes como ‘Tlaltecuhtli’ e ‘Tezcatlipoca’, da língua Nahuatl, na mitologia mexicana. Mas, caso essa lenda tenha se originado após a colonização espanhola, tenho certeza que o demônio teria o nome de ‘Carlitos’ (Charlie em espanhol)". "Demônios mexicanos são geralmente invenções americanas", diz Maria Elena Navez do BBC Mundo.
Seja como for, a lenda urbana agora se espalhou por todo o mundo.
Comentários
Postar um comentário